A adolescência costuma ser uma fase de muitos desafios, tanto para as crianças que estão transitando para este momento ou já passando por ele, como para os pais. É um período de muitas mudanças, físicas , emocionais e comportamentais, que são sentidas de forma intensa e repentina, e que pode acabar assustando e causando dificuldades para lidar. Geralmente nesta fase são vivenciados alguns conflitos no âmbito social, problemas de relacionamento na escola, problemas com amizades, relacionamentos amorosos, comportamentos agressivos sem motivo aparente, dificuldades para aceitar regras e comportamentos de maior imposição perante aos pais. Precisamos entender que certos comportamentos são pertinentes á fase da adolescência, quando o adolescente também está tentando entender tais mudanças e precisa do acolhimento e muito diálogo por parte dos pais para passarem por essa fase juntos.
Quando estes comportamentos são apresentados de forma disfuncional, temos um sinal de alerta para identificar se o adolescente está sob uma condição de comprometimento emocional mais grave como Depressão, Ansiedade, Fobias etc..ou se são somente questões naturais do seu desenvolvimento que logo serão elaboradas e superadas.
É preciso estar atento aos sinais e sintomas apresentados para que tão breve , os pais ou responsáveis procurem ajuda psicológica.
Alguns sinais de Depressão podem ser sutis, quase imperceptíveis mas que, ao longo do tempo podem se agravar. A Depressão, por exemplo, é uma doença crônica, que pode ou não ser caracterizada por fatores genéticos, ambientais, histórico familiar, entre outros aspectos, e pode se manifestar inclusive, ainda na infância. Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, como:
- Histórico familiar
- Ansiedade
- Traumas psicológicos
- Conflitos com relacionamentos
Alguns sintomas que podem aparecer na adolescência são:
- Falta de entusiasmo constante e persistente, sem motivo aparente
- Falta de energia/motivação
- Afastamento/isolação em atividades sociais
- Baixo rendimento escolar
- Baixa autoestima
- Ansiedade e medos
- Insônia ou hipersonia
- Perda ou diminuição do apetite
- Perda ou ganho significativo de peso na ausência de regime
- Sentimento exagerado de culpa ou inutilidade
No geral, o tratamento para a Depressão em adolescentes é funcional e eficaz, quando diagnosticada da forma correta e iniciado o tratamento ainda no início. É de extrema importância que os pais participem do tratamento, que pode ser feito com terapia e dependendo do caso, com medicamentos. A participação dos pais é fundamental no tratamento, pois o adolescente irá se sentir acolhido, recebendo a atenção e o carinho daqueles que o cuidam, se sentindo compreendido, e tudo isso contribui para um bom resultado do tratamento da Depressão.